29 de abril de 2010

Entre o dia da Sogra e o dia do Ferroviário

O que será que tem entre o dia da sogra e o dia do ferroviário?



Sim, minha gente!

O dia da dança...

A dança é uma sogra na estrada de ferro. Quem vive de dança sabe que isso pode até ser verdade. Mãe a dança não é! Também não chega a ser uma madrasta. É uma sogra! Pode ser boa, pode ser má, sempre é crítica, nunca deixa de ser parente. E está numa estrada de ferro, tende a ferrugem, tem pouco apoio das iniciativas de governo, as coisas podem sair dos trilhos, um ou outro acaba por perder uma perna, um joelho, uma vértebra em algum acidente.

Sim, minha gente! A dança é uma sogra na ferrovia!

Vamos celebrar com muitas marias-fumaças o dia de hoje. Busquem as programações de suas cidades, certamente vão descobrir maravilhas acontecendo por todos os cantos, esquinas, praças, teatros, enfim... Onde couber.

Eu, vou celebrar com minha turma de criação em dança do ventre. Mabruk, habibas!!!

PS: Voltei antes da hora porque não dava pra perder essa data!

7 de abril de 2010

Dormindo com Nagib Mahfuz

Conheci uma pessoa num tempo remoto que costumava dizer que estava dormindo com Sartre, com Bachelard, Descartes ou seja lá com quem estivesse tendo contato intelectual por meio da leitura. É porque é muito comum a gente se preparar pra dormir (principalmente aquelas de nós que não temos maridos), arrumar a cama de modo carinhoso, acender o abajour e abraçar o livro do momento. E isso é apaixonante quando a leitura é boa!

Pois bem! Nossa querida amiga Roberta Salgueiro me regalou com "Entre dois Palácios" o volume 1 da trilogia do Cairo escrita por esse incrível Nagib Mahfuz, prêmio Nobel de literatura. As quase oitocentas páginas do livro de início nos intimidam, mas à medida que vamos nos envolvendo com a narrativa detalhada do cotidiano do Cairo do início do século XX essa intimidação se transforma em paixão arrebatadora.

Ontem foi minha última noite da primeira temporada de romance com Mahfuz. Aguardo ansiosa pelo começo da segunda jornada. O título traduzido para o português "O Palácio do Desejo" já me deixa com água na boca e muita saudade desse amante novo que me acompanhou nas últimas semanas.

InshAllah eu consiga o livro em minhas mãos antes do cair da noite de hoje!!

2 de abril de 2010

Novas aulas com Gamila

Laboratório criativo
Criação Artística em Dança do Ventre

O AYUNY oferece um curso inédito para o desenvolvimento da sua dança, com foco na construção da autonomia e utilização ampla de repertório coreográfico pré-adquirido. As aulas se iniciam com aquecimentos utilizando técnicas variadas, fundamentos do Yoga, Pilates, Automassagem, Ballet Clássico e Alongamento.




A parte de desenvolvimento técnico em dança do ventre é mais curta que nas aulas tradicionais, todavia são trabalhados os movimentos básicos e híbridos. Ademais, são estudadas as formas de mover e partes do corpo envolvidas em cada movimento específico.
Os laboratórios criativos são de maior duração e trabalham o contato com a personagem cênica a se desenvolver no percurso para auxiliar as criações artísticas em dança do ventre e posteriores performances públicas. É considerada a parte sensorial de cada indivíduo - a visão, olfato, paladar, tato e audição. Esses sentidos são vetores para propiciar estados de consciência que facilitem a expressão individual.






Finalizando as aulas, temos estudos de composição coreográfica e improvisações dirigidas para estimular a criatividade e ampliar o repertório gestual.




Aquelas que se interessarem terão a oportunidade de integrar o Aiua! Tribo de Dança, companhia criada em 1997 e que agora retornará ao cenário cultural de Brasília vinculada ao Ayuny. Os ensaios do Aiua! deverão ocorrer imediatamente após as aulas regulares, com duração
de 15 a 30 minutos.



AYUNY

SCLN 403 Bloco C Loja 65 - Asa Norte - Brasília, DF

(61) 8508 7385

Funcionamento da secretaria: 17:30 às 21:00.

Aos sábados, das 09:00 às 12:30

www.ayuny.com.br


23 de março de 2010

Dança Flamenga

Há muitos anos atrás pensei em criar uma dança sobre o flamengo. Seria uma brincadeira associando o time carioca e o flamenco. Seria uma dança "flamenga" com figurinos negros e rubros, alusões ao futebol e à cultura espanhola. Interessante a idéia que não vingou, mas depois de ler o post do Yallah! sobre uma academia de flamenco que cobra bem baratinho pelas aulas de dança do ventre porque é uma dança "inferior" ao flamenco, bem que pensei em ressuscitar a composição.

Sou flamenguista e agora ser flamenguista está em alta. Futebol é um tema que nunca sai de moda. Pensei em adaptar umas chuteiras com solados para fazer sapateados num tablado. Usar variados recursos. Quem sabe recriar o hino em ritmo flamenco. "Siempre flamengooooooooo... oooo... ooo" com umas lamúrias estilo Carmem, palmas batendo num ritmo de torcida organizada. Olha que daria pano para a manga! E para o mengo.

Quem quer participar? Audições, ou melhor, seleções a partir da próxima semana. Enviem currículos. Jogadores de futebol, balaoras profissionais, todo mundo terá a chance de estar no espetáculo. E vou remunerar bem, afinal, não vai ter dança do ventre no meio para "vacalhar" como diria um egípcio muito amigo meu!

Uma vez ranzinza, ranzinza até morrer...

19 de março de 2010

Agora sim, posso dizer que não gosto de trabalhar

Encontrei o seguinte parágrafo:

A formação profissional, desde as suas origens, sempre foi reservada às classes menos favorecidas, estabelecendo-se uma nítida distinção entre aqueles que detinham o saber (ensino secundário, normal e superior) e os que executavam tarefas manuais (ensino profissional). Ao trabalho, freqüentemente associado ao esforço manual e físico, acabou se agregando ainda a idéia de sofrimento. Aliás, etimologicamente o termo trabalho tem sua origem associada ao “tripalium”, instrumento usado para tortura. A concepção do trabalho associado a esforço físico e sofrimento inspira-se, ainda, na idéia mítica do "paraíso perdido".


Acreditem ou não, tirei isso de um documento oficial, um parecer sobre ensino profissional!!! Incrível, hãn?

Agora sim, tenho bases teóricas e documentais para dizer que detesto trabalhar!!!!

Isso não quer dizer que eu não seja produtiva! Longe disso. Aliás, vale a pena ver minhas novas fotos no facebook. Me procurem e adicionem lá. Meu perfil é Cínthia Gamila.

18 de março de 2010

Ai, ai, ai, meu ego 4

Para quem curte eneagrama, sou um ego 4! Inveja pura! Totalmente disfarçada porque nosso "pecado" no eneagrama geralmente é aquele que mais negamos. Tipo assim: quem é ego 1 - a Ira - é sempre bem calmo, suave, disciplinado... Como dizem os Titãs: 'acumulando raiva e rancor'. Bem assim!

Eis que fui ao blog da Roberta Salgueiro. O Yallah! E vi que sempre tem um monte de gente que deixa comentários por lá. Aqui vem umas poucas pessoas comentar! Por quê? Meu ego assim não vai aguentar... Rsrsrsrs....

Me digam, o que eu preciso fazer para que as pessoas conversem comigo aqui? hã? hã???

Estou aberta a propostas! Aceito qualquer negócio. Ou não.