Com o encerramento da enquete à esquerda, cujo objetivo era saber se outras pessoas concordavam comigo sobre o fato de que seu braço esquerdo dança melhor do que o direito, vejo-me na obrigação moral de explicar de onde surgiu tal idéia. É que há anos trabalhando com dança, assistindo a performances, vídeos, aulas, percebi que o meu braço direito freqüentemente* "desmaiava" durante algumas danças, especialmente no caso da dança do ventre.
Pensava que era coisa minha, fui até investigar se eu tinha algum problema neurológico. Uma vez um místico chegou a me dizer que minha energia vital não estava alcançando a extremidade de meu braço direito... Fiz o que pude e tratei de melhorar isso, fazer com que meu braço direito passasse a se comportar como deveria, participando ativamente dos movimentos de meu corpo. Não é fácil, devo dizer que constantemente preciso me lembrar disso e observar como anda meu pobre membro sonolento. E ainda hoje, após cerca de uma década de conscientização e trabalho árduo, de vez em quando pego o danado querendo desmaiar ou apenas se comportando como um sonâmbulo.
Se fosse um caso isolado, não mereceria espaço para comentário. Acontece que desde meados de 2001 venho observando o mesmo fenômeno estranho ocorrer com outras dançarinas. Primeiro vi algumas de minhas alunas apresentarem a mesma dificuldade em coordenar os movimentos do braço direito. Pensei que pudesse ser um problema metodológico de minhas aulas. Mas vendo alunas de outras professoras e muitas outras dançarinas de diversas formações apresentando a mesma anomalia cheguei a uma primeira conclusão. Não era exatamente o braço direito que tinha um problema. Era o braço esquerdo que praticamente "roubava a cena", vale a pena repetir: especialmente no caso da dança do ventre.
Fiquei intrigada e pensei em desenvolver uma pesquisa séria a respeito. Ainda bem que eu não me levei a sério. Por isso lancei a enquete engraçadinha que por coincidência está do lado esquerdo do blog (coisas da formatação). Ainda que o resultado não seja expressivo, surpreende que 44% das pessoas que votaram também acreditem que seus braços esquerdos dancem melhor do que os braços direitos. Só digo uma coisa: vale a pena observar! Seja qual for a explicação (estímulos do lado direito do cérebro, ou coisas do gênero), o fato de isso acontecer é no mínimo curioso. Para mim, é espantoso! E acontece muito, principalmente em improvisações.
Para finalizar, como não poderia deixar de ser, vou mudar completamente de assunto e indicar um filme de que me lembrei e que não tem nada a ver com tudo o que escrevi acima, muito embora o título tenha tudo a ver. É o filme My left foot, em portugês "Meu pé esquerdo". Nem que seja para que em uma dessas noites frias e milagrosamente chuvosas do cerrado brasiliense em plena época da seca, o filme acompanhado de um chocolate quente possa aquecer seu braço direito para que possa dançar melhor!!

*Eu sei que não se usa mais 'trema', porém sou uma conservadora e se eu tivesse uns 80 anos provavelmente ainda estaria escrevendo farmácia com 'ph', ok?