Para quem curte eneagrama, sou um ego 4! Inveja pura! Totalmente disfarçada porque nosso "pecado" no eneagrama geralmente é aquele que mais negamos. Tipo assim: quem é ego 1 - a Ira - é sempre bem calmo, suave, disciplinado... Como dizem os Titãs: 'acumulando raiva e rancor'. Bem assim!
Eis que fui ao blog da Roberta Salgueiro. O Yallah! E vi que sempre tem um monte de gente que deixa comentários por lá. Aqui vem umas poucas pessoas comentar! Por quê? Meu ego assim não vai aguentar... Rsrsrsrs....
Me digam, o que eu preciso fazer para que as pessoas conversem comigo aqui? hã? hã???
Estou aberta a propostas! Aceito qualquer negócio. Ou não.
18 de março de 2010
17 de março de 2010
Quer dizer então que Mahmoud Reda foi discípulo de Platão?
Ora, ora... minha gente!
Vejo o quanto vale a pena estudar. E tenho conseguido um feito: manter-me conectada ao blog enquanto estudo! Não é fácil. Mas é necessário, porque com quem poderei compartilhar minhas reflexões???
Estou lendo a tese de doutorado de Ana de Pellegrin. É sobre dança e filosofia, estou amando! E num dos pontos da discussão ela me vem com essa:
E não foi isso mesmo que Mahmoud Reda fez no Egito no século XX? Regulamentou quais passos eram adequados, o que deveria acontecer com a dança? Pobre de mim que pensava que o nobre egípcio educado pelos ingleses tinha sido influenciado pelas idéias de seus colonizadores! Que nada, Reda é chique! Platônico, helênico... (quem me conhece sabe que não estou falando sério...).
Eita, estou precisando me explicar muito por aqui. Vai ver é a responsabilidade de ser lida por tantos países, pessoas mundo afora. Sabiam que teve gente dizendo lá da Itália que meu blog é pornográfico? (!!...??*%$$#$#!!!!).
É isso pessoal! E vamos que vamos!
Vejo o quanto vale a pena estudar. E tenho conseguido um feito: manter-me conectada ao blog enquanto estudo! Não é fácil. Mas é necessário, porque com quem poderei compartilhar minhas reflexões???
Estou lendo a tese de doutorado de Ana de Pellegrin. É sobre dança e filosofia, estou amando! E num dos pontos da discussão ela me vem com essa:
Note-se que o processo de regulamentação defendido por Platão era algo radical, que passava pela definição de quais passos de dança seriam adequados ou não, quais os tipos de som poderiam e deveriam ser produzidos pela voz e pelos instrumentos. Poetas e músicos, nesse caso, seriam chamados a atuar como conselheiros a serviço do Estado, emprestando sua capacidade específica de lidar com os conteúdos artísticos, pra garantir que toda música e toda dança estivessem de acordo com a legislação. (Pellegrin, 2007: 79).
E não foi isso mesmo que Mahmoud Reda fez no Egito no século XX? Regulamentou quais passos eram adequados, o que deveria acontecer com a dança? Pobre de mim que pensava que o nobre egípcio educado pelos ingleses tinha sido influenciado pelas idéias de seus colonizadores! Que nada, Reda é chique! Platônico, helênico... (quem me conhece sabe que não estou falando sério...).
Eita, estou precisando me explicar muito por aqui. Vai ver é a responsabilidade de ser lida por tantos países, pessoas mundo afora. Sabiam que teve gente dizendo lá da Itália que meu blog é pornográfico? (!!...??*%$$#$#!!!!).
É isso pessoal! E vamos que vamos!
Santo Agostinho: um esquizofrênico?
Deus que me perdoe, mas eu aqui em meus estudos sobre dança volta e meia dou de cara com esse tal Santo Agostinho. Primeiro simpatizei com o cidadão, depois fiquei sabendo que era misógino. Agora encontro o seguinte trecho em uma tese:
Oras, foi esse o mesmo indivíduo que disse que sem a dança os anjos não nos reconheceriam, ou coisa parecida? (não vou reler a postagem abaixo porque o cara me deu preguiça, vamo combinar...).
Vai entender... Deve ser algum problema, vai ver o cara era esquizofrênico. Nada contra os esquizofrênicos, viu? Tenho bons amigos esquizofrênicos e com outras desordens similares... Mas é que o mesmo cara se posicionar de formas tão opostas em uma mesma vida (não que eu seja espírita cardecista ou essas coisas) é no mínimo esquizito!
Como nos lembra Garaudy (1980, p.28), usando as palavras de Santo Agostinho: “os padres da Igreja, Santo Agostinho entre eles, condenaram ‘esta loucura lasciva chamada dança, negóciodo diabo’”. (Pellegrin, 2007: 65)
Oras, foi esse o mesmo indivíduo que disse que sem a dança os anjos não nos reconheceriam, ou coisa parecida? (não vou reler a postagem abaixo porque o cara me deu preguiça, vamo combinar...).
Vai entender... Deve ser algum problema, vai ver o cara era esquizofrênico. Nada contra os esquizofrênicos, viu? Tenho bons amigos esquizofrênicos e com outras desordens similares... Mas é que o mesmo cara se posicionar de formas tão opostas em uma mesma vida (não que eu seja espírita cardecista ou essas coisas) é no mínimo esquizito!
16 de março de 2010
Por que o santo?
Não sou católica, espírita ou evangélica. Mas postei a oração abaixo porque me espantei de estar com 36 anos, 26 deles dedicados à dança, e nunca ter lido essa prece.
Enfim...
Enfim...
Santo Agostinho
Eu louvo a Dança
Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano
do peso das coisas - une o solitário à comunidade.
Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove:
saúde, mente clara e uma alma alada.
Dança é a transformação do espaço,
do tempo e do ser humano,
este constantemente em perigo
de fragmentar-se, tornando-se somente
cérebro, vontade ou sofrimento.
A dança, ao contrário, pede o homem inteiro,
ancorado no seu centro.
A dança pede o homem liberto,
vibrando em equilíbrio com todas as forças!
Eu louvo a dança!
Ser humano, aprenda a dançar!
Senão os anjos do céu não saberão
o que fazer de você.
12 de janeiro de 2010
O velho e bom Aiua!
Férias, início de ano novo, saudosismo... Estou nostálgica.
Encontrei a antiga página da web do meu velho e bom grupo Aiua! e me deu uma saudade imensa daqueles tempos!!!
Como gosto de ilustrar esse blog, resolvi contar umas historinhas daquele grupo.
Criei essa companhia de dança que passou a se chamar Aiua! Tribo de Dança em novembro de 1997. Estava com o saco estourando das coisas bizarras da área de dança do ventre e resolvi combater aquelas coisas feias, horrendas, ridículas, com uma boa dança. E funcionou por um bom tempo. Aiua! acabou em 2005. Transformou-se em outra coisa. Virou um método de dança. Mas penso que, assim como eu, Aiua! só está de férias. Porque revendo as fotos, pensei no imenso potencial que ainda resta a ser trabalhado.
Vejam só:

Uroboro - Serpente do Mundo
Uroboro faz parte do repertório da primeira formação do grupo. Temos um vídeo que um dia conseguirei colocar na web (ainda não disponho de conhecimentos suficientes para as conversões necessárias...). Éramos 14 integrantes: de dança, música, capoeira e teatro. Chegamos a trabalhar com artistas visuais, com projeções de slides, maquiagem corporal, confecções de figurinos especiais etc. Era 1998.
Tínhamos coreografias simples também, tenho fotos lindas daquele início... Dançando para milhares de pessoas na festa de encerramento do festival de cinema de Brasília em 1997, por exemplo. Vejam:

Vou fazer esse post pequeno, para desfrutar de outros posts sobre o Aiua! durante o ano que se inicia. É o ano do Tigre no horóscopo chinês. Sou tigre. Algo de bom deve sair dessa configuração. Quem sabe um Aiua! mais selvagem, mais tigrado, mais 2010 possa ser inaugurado, reinventado, renascido! Aiua! para todos nós.
Tínhamos coreografias simples também, tenho fotos lindas daquele início... Dançando para milhares de pessoas na festa de encerramento do festival de cinema de Brasília em 1997, por exemplo. Vejam:

Vou fazer esse post pequeno, para desfrutar de outros posts sobre o Aiua! durante o ano que se inicia. É o ano do Tigre no horóscopo chinês. Sou tigre. Algo de bom deve sair dessa configuração. Quem sabe um Aiua! mais selvagem, mais tigrado, mais 2010 possa ser inaugurado, reinventado, renascido! Aiua! para todos nós.
5 de janeiro de 2010
Férias
Estou de férias!
Quem vive como eu quase nunca tira férias... Digo isso apesar de saber que algumas pessoas acreditam que vivo em férias permanentes por trabalhar com dança. Lembro de quando comecei a estudar na graduação: dança na universidade. Primeiro o espanto: existe isso? faculdade de dança?, depois o desdém: hum... deve ser muito gostoso, divertido, fácil etc... Costumava me irritar: fácil é o car%¨&*&%!!! gostoso é o cace#$%$#$*!!! Não interessa. É minha escolha e merecia ser respeitada. Hoje não tenho reação. Deve ser porque há tempos venho treinando não reagir à vida, mas agir.
Então, estar de férias é estranho porque meu trabalho costuma ser no mínimo extravagante. Vejam:
- Eu não tenho um horário fixo para acordar e pode ser que algum trabalho vá até mais tarde ou comece muito cedo... Ou seja, rotina pra mim é não ter uma rotina de repetição;
- Tenho muito tempo para pensar em mim. O trabalho com arte exige um certo ócio criativo e uma dedicação primorosa ao ser que cria. Preciso me tratar bem;
- Não tenho um patrão. Trabalho para mim;
- Posso estar em um local fechado, aberto, grande, pequeno, privado, público, na minha cidade, em outra cidade, no ambiente virtual, em qualquer lugar; e isso não é modo de dizer... é a minha realidade;
- Costumo rir, chorar, extravasar a raiva, falar coisas sem sentido. Meus laboratórios criativos sempre são muito expressivos;
- Leio muito;
- Como diz o Osho, faço milagres: quando tenho sono durmo, quando tenho fome como (leiam o velho "guru" louco barbudo para entender essa);
- Alongo meus músculos com freqüência;
- Dedico certo tempo a atividades aeróbicas;
- Dedico alguns momentos para ficar ao sol;
- Dedico algumas noites para desfrutar do luar;
- Tomo banhos de chuva.
Por isso não temos hoje um post sobre o tema desse blog. Apesar de isso ser uma contradição, já que tudo o que se refere a mim tem a ver com o tema deste blog, que é sobre a dança que eu quero. Contudo, vamos louvar minhas merecidas férias! Porque 2010 me reserva uma imensa e muito bem vinda carga de trabalho! Salam!
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